Agência Zetta UFLA desenvolve em parceria com o MAPA a maior plataforma do agronegócio brasileiro

Agência Zetta UFLA desenvolve em parceria com o MAPA a maior plataforma do agronegócio brasileiro

O Observatório da Agropecuária Brasileira integrará dados do setor e facilitará o acesso dos usuários

O Brasil é o maior exportador do agronegócio no mundo, a agricultura e pecuária são setores que correspondem a uma importante parcela do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro que cresce a cada ano. Visando facilitar o acesso e integrar dados de todos os órgãos governamentais da agropecuária brasileira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desenvolve em parceria com a Agência UFLA de Inovação, Geotecnologia e Sistemas Inteligentes – Zetta, o Observatório da Agropecuária Brasileira.

A plataforma visa reunir em um só lugar, dados sobre as cadeias produtivas e setores da agropecuária brasileira produzidos por diferentes unidades estratégicas do Mapa que atualmente ficam espalhados por diversas instituições. A integração dos dados é um marco para o setor, e sua construção tem sido um trabalho integrado com diversas instituições. “Além de envolver todos os órgãos do MAPA, a criação da plataforma conta com a ajuda de instituições parceiras, por isso a gestão dos Stakeholders tem sido algo desafiador no gerenciamento desse projeto, é preciso ter uma visão compartilhada para colaboração, disponibilização e criação dessa base de dados atualizada em tempo real”, diz Pâmela Andrade, Gerente de Projetos da Zetta.

Ao todo foram identificadas mais de 200 bases de dados dentro do Mapa. “O nosso principal objetivo foi conhecer essas bases, sistematizar e, então, divulgar esses dados e informações para geração de conhecimento, especialmente para a formulação futura de políticas públicas e para subsidiar uma tomada de decisão mais segura para os nossos gestores”, comenta Raimundo Deusdará Filho, Coordenador Geral de Informações Estratégicas da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação.

Na primeira fase do projeto foram entregues pela Zetta: o portal de entrada do Observatório; os painéis específicos dos produtos agrícolas, cálculo de desempenho do credito rural público, a apresentação do Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos) e a plataforma Geoespacial. “Além de um ambiente SIG, a plataforma Geoespacial disponibiliza ferramentas inteligentes que auxiliam o usuário na sua pesquisa, além de reunir informações a respeito da agropecuária brasileira, ela possibilita diversos cruzamentos e análises geoespaciais e, ainda, dados estatísticos dos diversos temas que foram abordados”, explica Pâmela.

Além de ajudar na elaboração e condução de políticas públicas mais eficientes, e proporcionar um melhor conhecimento do próprio setor, com estatísticas mais transparentes, qualificáveis e georreferenciadas, que tornam o processo de decisão mais dinâmico e previne a ocorrência de riscos ou crises, o  Observatório da Agropecuária Brasileira será uma importante ferramenta para o produtor rural. “Outro desafio que temos é o de levar essas informações e conhecimentos até o produtor rural para que ele possa ter no Observatório, uma plataforma  que o auxilie na melhoria da gestão de sua propriedade”, enfatiza Deusdará.

Em breve, a plataforma estará disponível para o público em geral, como uma ferramenta segura, consistente e confiável na busca de informações do agronegócio brasileiro. Para esse projeto, além do desenvolvimento, a Agência Zetta realiza toda a parte de ciência de dados, inovação e operação do sistema junto com uma equipe da Controladoria Geral Estratégica (CGE) do Mapa.

Um projeto grandioso e inovador como explica Bruna Cavazza, Gerente de Inovação da Zetta.  “O Observatório, por si só já é um projeto que trouxe uma quebra de paradigmas. È um trabalho de cocriação, trouxemos soluções, desenvolvemos Design Sprints para construir os painéis, começamos a fazer também ciclos de entrevistas dentro do Mapa e com os Stakeholders e, isso foi levando a uma visão compartilhada, conseguimos estabelecer uma linguagem uníssona para todos os envolvidos sobre o potencial do observatório.”

Para Bruna, a inovação teve um papel fundamental para facilitar todo o processo e agregar mais valor à plataforma. “O Observatório é um legado para a nossa sociedade, e a inovação entra justamente para garantir que todas as pessoas envolvidas participem desse processo de criação”, finaliza.

O lançamento do Observatório da Agropecuária Brasileira será realizado pelo Governo Federal e deverá ocorrer em 2021.